segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Histórico da unidade de ensino & O Curso de Licenciatura em Física

Histórico da unidade de ensino

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criado por meio da Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que reorganizou a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica composta pelas escolas técnicas, Agrotécnicas e CEFETs, transformando-os em 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia distribuídos em todo o território nacional.
O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), portanto, surgiu como resultado da integração da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste, com 15 anos de existência, e da Escola Técnica Federal de Rondônia (à época em processo de implantação com Unidades em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena). A instituição possui uma Reitoria com sede em Porto Velho e os seguintes campi: Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Ariquemes, Porto Velho, Campus Avançado Porto Velho, Vilhena e o Campus Avançado Cacoal.

Esta Instituição faz parte de uma rede federal de educação profissional, científica e tecnológica centenária, que teve sua origem no Decreto n.º 7.566, de 23 de setembro de 1909, assinado pelo Presidente Nilo Peçanha, por meio do qual foram criadas 19 Escolas de Aprendizes Artífices, uma em cada capital federativa, para atender os filhos dos “desfavorecidos da fortuna”, ou seja, as classes proletárias da época. 

Com a criação do Instituto Federal de Rondônia, o Campus Porto Velho iniciou suas atividades de ensino no segundo semestre de 2010, com os cursos técnicos de nível médio subsequente presenciais em Edificações, Eletrotécnica e Manutenção e Suporte de computadores. O campus Porto Velho participa de uma série de mudanças oriundas do próprio movimento de transformação dos Institutos Federais, pela força, pelas necessidades e pela velocidade com que o IFRO se colocou no Estado. Assim, propõe o curso de Licenciatura em Física, primeiro curso de graduação do Campus Porto Velho do IFRO, com a finalidade de formar profissionais competentes para atuar na área de Educação. Dessa forma, atende aos princípios estabelecidos na Lei 11.892/08, art. 6º e 7º, promovendo a integração e verticalização do ensino; otimizando a infraestrutura física, de pessoal e os recursos de gestão; fortalecendo os arranjos produtivos sociais e culturais locais; melhorando a formação de professores para atuar com qualidade na educação básica; qualificando-se como centro de excelência na oferta do ensino de ciências em geral, e de ciências aplicadas, em particular.

O Campus Porto Velho oferece à comunidade além dos cursos subsequentes os cursos de nível médio integrado, e desenvolve, ainda, atividade de pesquisa e extensão. Desde a sua criação, o campus vem exercendo importante papel na articulação de agentes públicos e privados da região, no sentido de buscar o desenvolvimento socioeconômico regional, de forma parceira, cooperativa e sustentável.

O Curso de Licenciatura em Física

A demanda por professores de Física na Rede Pública e Privada no Estado de Rondônia e, ao mesmo tempo, o número significativo de profissionais que atuam sem possuir certificação do curso de Licenciatura em Física levam o Instituto Federal de Rondônia à necessidade de implantação do curso para a solução de tal problemática: a de falta de profissionais específicos nessa área.

De acordo com o Oficio nº 172 – GE/GAB/SEDUC, emitido pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de Rondônia (SEDUC-RO), existem no Estado 336 docentes do quadro permanente atuando como professores de Física nas escolas da rede estadual de educação. Desse número, apenas 53 (15%) têm formação na área. A maioria dos profissionais da educação que trabalha como professor de Física não está habilitada, num total de 283 (85%) professores, sendo que o Estado tem ainda uma carência de 153 professores de Física.

Dentro dessa perspectiva, procura-se construir um plano de curso que vise à formação qualificada do professor para superar a carência da falta de profissionais no mercado de trabalho do Estado de Rondônia. O curso terá duração de quatro anos. As disciplinas oferecidas buscam a qualidade de ensino através da integração entre os conhecimentos didático-pedagógicos. Os conhecimentos científicos específicos da Física em um conjunto coeso e interdisciplinar, respeitando não só as mudanças de paradigmas, como o novo contexto socioeconômico do Estado.

PÚBLICO-ALVO

O curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia é destinado aos alunos egressos do ensino médio e profissionais que já lecionam nas redes pública e/ou privada de Ensino Fundamental e/ou Médio a disciplina de Física e não possuem a habilitação na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário